renova
--> -->
renova

A História

Após ser reprovado em oito peneiras de clubes no início da carreira, Cafú se tornou refência na lateral direita dos campos. Considerado um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, coleciona títulos e recordes por onde passou.

Persistência

Nascido em Itaquaquecetuba-SP no dia 7 de junho de 1970, Cafú viveu parte de sua vida no Jardim Irene, na zona sul de São Paulo. Desde criança, sempre teve contato com a bola e queria a todo custo se tornar um jogador profissional ingressando em uma grande equipe. Logo no início de sua carreira, Cafú foi dispensado por 8 vezes em peneiras de clubes como: Palmeiras, Nacional, São Paulo, Atlético-MG, Santos, Portuguesa e Corinthians. Mas em 1988 conseguiu ser aprovado pelo São Paulo FC e a partir de então começou mostrar seu valor. No ano seguinte, passou a integrar a equipe profissional e fez parte do elenco campeão paulista de 1989 contra o São José.

A Chegada de Telê

Após o técnico Telê Santana assumir o comando do São Paulo no dia 12 de Outubro de 1990, as primeiras chances de Cafú no time começaram aparecer. No começo, passou a atuar em várias posições diferentes. Usando a camisa 11, jogou na lateral, meio campo e até atacante. Com pouco tempo, Telê Santana notou o verdadeiro talento de Cafú, que a partir de então, se tornou peça fundamental na equipe titular, se encaixando perfeitamente na equipe do São Paulo. Em consequência disso, os títulos vieram. 10 títulos em um período de 5 anos, incluindo: 2 Libertadores (1992, 1993); 2 Mundiais no Japão vencendo Barcelona e Milan (1992, 1993); 2 Campeonatos Paulista (1991, 1992); 1 Campeonato Brasileiro (1991); 2 Recopas Sul-Americana (1993, 1994); 1 Supercopa Liberadores (1993). Em pouco tempo, Cafú conquistou reconhecimento com os títulos conquistados e garantiu vaga na Seleção Brasileira que iria disputar a Copa do Mundo em 1994 nos Estados Unidos.

A Primeira Copa do Mundo

Mesmo já sabendo o que era conquistar o mundo (pelo menos por clubes), Cafú chegou a sua primeira Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Ainda muito jovem, foi reserva em toda campanha do Brasil rumo ao título naquela copa, mas participou de vários jogos entrando no decorrer das partidas. Também veio do banco de reservas na final da copa no jogo contra a Itália, substituindo Jorginho, lesionado. O jovem não sentiu a pressão e ajudou naquele 0 a 0. O Brasil levou a melhor nos pênaltis e Cafú conquistava seu primeiro título de Copa do Mundo.

Europa e a Volta ao Brasil

Com grandes feitos alcançados em um curto período de tempo, incluindo títulos e prêmios individuais como jogador sulamericano do ano (1994) e duas bolas de prata da revista placar (1992, 1993), era inevitável a cobiça dos europeus. O São Paulo já entrava em uma fase ruim, e Cafú se juntou aos espanhóis do Real Zaragoza. Ficando apenas uma temporada na espanha, Cafú não teve muito espaço no time, porém, conquistou mais um título na carreira: a Recopa Européia de 1995. Torneio que reunia diversos campeões de diversos países europeus. Passada a temporada europeia, Cafú retornava ao Brasil, com uma pequena passagem no Juventude onde fez apenas dois jogos, e então, seguia para o Palmeiras, principal equipe da Parmalat naquela época no Brasil.

1996 - O Ataque de 102 Gols

Ainda em 1995, Cafú chegou ao Palmeiras para se tornar membro da maior equipe que o clube já teve, depois da breve passagem na Europa e Juventude. Em um time que era dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e tinha jogadores como Velloso, Cleber, Luizão, Rivaldo, Djalminha e Müller, Cafú conquistava mais um título na carreira: o Campeonato Paulista de 1996. Após 30 partidas disputadas naquele campeonato que era disputado em dois turnos de pontos corridos, o Palmeiras atropelou todos os seus adversários e conquistou o troféu com 28 pontos de vantagem para o segundo colocado na classificação final. E a causa de todo esse sucesso naquele ano? O ataque avassalador da equipe. Foram 102 gols, com destaques para os jogos contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, 8 a 0; 7 a 1 contra o Novorizontino e um 6 a 0 contra o Santos, na Vila Belmiro. Porém, como no futebol tudo pode acontecer, Cafú teve uma grande decepção quando o Palmeiras perdeu a final da Copa do Brasil para o Cruzeiro, fato considerado uma das maiores zebras do futebol nacional naquela época. Em 1997, aquele grande time do Palmeiras se desmanchava com a saída de vários jogadores, e também com a saída de Cafú, que seguia para a Roma, da Itália.

Roma, Copa América e Copa das Confederações de 1997

Em 1997, Cafú disputou a Copa América e a Copa das Confederações pela Seleção Brasileira. Sempre com boas atuções, apoiando o time no ataque e na defesa, Cafú já era referência e peça fundamental na equipe sendo definitivamente o melhor lateral-direito do Brasil e do mundo. Comandado por Zagallo, a seleção venceu a Bolívia na final por 3 a 1 conquistando a Copa América, e, no mesmo ano, o Brasil conquistou também a Copa das Confederações, vencendo a Austrália por 6 a 0. Era o Brasil se preparando para a Copa do Mundo na França em 1998.

A dor da derrota em 1998

Depois de conquistar dois títulos com a seleção, Cafú seria titular na Copa do Mundo de 1998, disputada na França. Com um Brasil cheio de moral, e com uma equipe recheada de craques como o próprio Cafú, Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Taffarel e CIA, a seleção teve boas atuações, perdendo apenas para a Noruega na fase de grupos (1 x 2) tendo partidas mais difíceis na vitória contra a Dinamarca (3 x 2) nas quartas de finais, e em seguida, na semi-final, o empate (0 x 0) contra a Holanda, vencendo nos pênaltis (4 x 2). No dia 12 de julho de 1998, em Paris, Cafú disputava sua segunda final de Copa do Mundo. Mas não foi como os brasileiros e o próprio Cafú esperava. O time de Zinedine Zidane derrotou a seleção brasileira por 3 a 0 e conquistou a Copa de 1998. Seriam necessários mais 4 anos de espera até uma nova chance de conquistar outro título na competição.

A Trajetória na Roma continua...

Ainda sem títulos na equipe Italiana, Cafú conquistou mais um título com a Seleção Brasileira: a Copa América de 1999. Em uma final contra o Uruguai, a seleção venceu por 3 a 0, título que amenizou um pouco a dor dos brasileiros causada na derrota para a França no ano anterior. Cafú continuou jogando pela Roma, e foi em 2001 que o tão sonhado título pela equipe italiana chegou: o Campeonato Italiano. Um grande feito, alcançado por poucos jogadores, já que a Roma não tinha tantos canecos assim, e que a última conquista de título nacional teria sido em 82/83 na Era Falcão. Cafú manteve sua façanha de conquistar títulos por onde passou. Com a grande equipe que a Roma tinha, tendo jogadores como um jovem Totti, Batistuta, Nakata, Candela, Montella, Tommasi, Delvecchio e os brasileiros Marcos Assunção, Aldair, Emerson e Antonio Carlos, conquistou também a Supercopa da Itália, derrotando a Fiorentina por 3 a 0. Cafú foi apelidado de “Il Pendolino” (o Trem Expresso) por conta de suas arrancadas e velocidade da defesa ao ataque. Um detalhe importante, é que a Roma foi campeã nacional logo no ano seguinte após a Lazio, maior rival, ter conquistado o Campeonato Italiano.

O Capitão do Penta em 2002

Após grande temporada na Itália em 2001, era chegada a hora de Cafú se consagrar como capitão da Seleção no penta-campeonato do Brasil nas copas. Cafú assumiu a braçadeira de capitão do time após Emerson se lesionar antes da Copa.
Depois da derrota para a França em 1998, o Brasil chegou desacreditado na competição. Favorita por conquistar o mundo em 1998 e a Europa, a França era a favorita até então, porém, teve uma atuação irreconhecível na competição, sendo eliminada sem marcar ao menos 1 gol. O Brasil se mostrou forte na competição, tendo grandes atuações vencendo Turquia (2 a 1); China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2) ainda na fase de grupos. Nas fases seguintes, passando por Bélgica, Inglaterra e Turquia, Cafú chegava a sua terceira final de Copa do Mundo e foi o primeiro jogador a alcançar tal marca.
Já na final contra a Alemanha, em um jogo onde os gols sairam apenas no segundo tempo, o Brasil venceu com Ronaldo marcando duas vezes. Cafú alcançava a glória máxima para um jogador de futebol.
Antes de levantar a taça, Cafú subiu ao palco onde ela ficava, ficando acima de todos, gesto que foi repetido por outros capitães desde então. Tinha escrito na camisa "100% Jardim Irene", lugar onde viveu, e gritou “Regina, eu te amo!”. Uma imagem que ficou imortalizada. Cafú chegava ao topo do mundo.

A Chegada ao Milan e Mais Títulos

Depois de conquistar a glória máxima, Cafú recebeu várias sondagens de clubes de todo o mundo, mas decidiu ir para o Milan, em 2003, clube comandado pelo técnico Carlo Ancelotti e contava também com a presença dos brasileiros Rivaldo e Serginho .
Logo 2003, o Milan conquistava a Supercopa da EUFA, em jogo disputado contra o Porto. Em seguida na temporada 2003-2004, com a chegada dos brasileiros Kaká e Dida, conquistou novamente o título do Campeonato Italiano, em uma grande temporada do ucraniano Andriy Shevchenko, marcando 24 gols. Também em 2004, Cafú conquistou o título da Supercopa da Itália.
Em 2005, Cafú viveu sua pior decepção no clube. Após o Milan abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo contra o Liverpool na final da UEFA Champions League, Cafú viu o Liverpool de Gerrard ter uma das maiores reações da história das finais da competição. O Liverpool voltou para o segundo tempo e empatou o jogo com uma grande atuação do goleiro Dudek. A partida foi para os pênaltis e o Liverpool venceu.

A Copa do Mundo de 2006

O Brasil chegava com muita moral para a Copa de 2006. A seleção foi marcada pelo "quadrado mágico" que era formado por Kaká, Adriano, Ronaldinho e Ronaldo, porém, foi um torneio triste para o Brasil, pois não era só o brasileiro, mas o mundo todo depositava confiança naquele time de craques. Ainda como capitão, Cafú viu seu time muito diferente do que tinha sido em 2002. Na época, a seleção já contava também com o lateral direito Cicinho, reserva de Cafú. O Brasil começou bem a competição, vencendo Croácia, Austrália e Japão na fase de grupos. Na fase oitavas de finais, venceu a Gana, e, na fase seguinte, caiu para a França, com gol de Henry aos 57 minutos. Essa seria a última partida de Cafú com a camisa que tanto se identificava.

O Fim da Carreira com o Título da UEFA Champions League

Após a queda na Copa do Mundo e já perto do final de sua carreira como jogador, Cafú teve um grande ano de 2007. Contando com um Kaká se consgrando como melhor jogador do mundo de 2007, Cafú ainda teve a chance de enfrentar novamente o Liverpool em uma final de UEFA Champions League, porém, dessa vez foi diferente. Após despachar clubes como Manchester United e Bayern de Munique nas fases anteriores, o Milan bateu o Liverpool por 2 a 1 com gols de Filippo Inzaghi pelo Milan e Dirk Kuyt pelos Reds. Destaque para Kaká que foi artilheiro da competição com 10 gols marcados. Com isso, Cafú conquistou o título que lhe faltava e de quebra deu o troco ao Liverpool por 2005 quando os Reds derrotaram o Milan na final.
No mesmo ano, Cafú ainda conquistou novamente a Supercopa da UEFA, com o Milan batendo o Sevilla por 3 a 1, e também o Mundial de Clubes da FIFA, disputado no Japão, vencendo a equipe do Boca Juniors por 4 a 2.
Em 2008, em sua despedida dos gramados, Cafú marcou contra a Udinese. Terminava então, a carreira de um dos maiores jogadores de todos os tempos, e, do maior lateral que a Seleção Brasileira já teve.

Linha do Tempo

Todos os títulos conquistados por Cafú em clubes e seleção brasileira.

  • Campeão Paulista 1990 (SPFC)

  • Campeão Brasileiro 1991 (SPFC)

    Campeão Paulista 1991 (SPFC)

  • Campeão Paulista 1992 (SPFC)

    Campeão Taça Libertadores da América 1992 (SPFC)

    Campeão Mundial de Clubes 1992 (SPFC)

  • Campeão Taça Libertadores da América 1993 (SPFC)

    Campeão Mundial de Clubes 1993 (SPFC)

    Campeão Supercopa Libertadores 1993 (SPFC)

    Campeão Recopa Sul-Americana 1993 (SPFC)

  • Campeão Recopa Sul-Americana 1994 (SPFC)

  • Campeão Recopa Européia 1995 (Real Zaragoza)

  • Campeão Campeonato Paulista 1996 (Palmeiras)

  • Campeão Campeonato Italiano 2001 (AS Roma)

    Campeão Supercopa da Itália 2001 (AS Roma)

  • Campeão Campeonato Italiano 2003 (AC Milan)

    Campeão Supercopa da UEFA 2003 (AC Milan)

  • Campeão Supercopa Itália 2004 (AC Milan)

  • Campeão UEFA Champions League 2007 (AC Milan)

    Campeão Supercopa da UEFA 2007 (AC Milan)

    Campeão Mundial de Clubes 2007 (AC Milan)

  • Campeão Trofeo Luigi Berlusconi 2005, 2006, 2007, 2008 (AC MILAN)

  • Campeão Copa do Mundo 1994

    Campeão Copa América 1997

    Campeão Copa das Confederações 1997

    Campeão Copa América 1999

    Campeão Copa do Mundo 2002

Títulos

Prêmios Individuais

Títulos pessoais conquistados por Cafú

Títulos

Bola de Prata 1992

Prêmio Bola de Prata criado pela revista Placar para os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro.

Títulos

Bola de Prata 1993

Prêmio Bola de Prata criado pela revista Placar para os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro.

Títulos

El País 1994

Prêmio de melhor jogador da América do Sul, no ano de 1994 concedido pelo jornal El País - Uruguai.

Títulos

El País (Melhor Lateral-Direito)

Prêmio de melhor lateral-direito das Américas nos anos de 1992, 1993, 1994 e 1995

Títulos

(El País) Seleção das Américas

Prêmio de jogador da Seleção das Américas concedido pelo jornal El País nos anos de 1992, 1993, 1994 e 1995

Títulos

Cruz do Mérito do Empreendedor 2003

Prêmio Juscelino Kubitschek Comendador - Soberana ordem do Mérito do Empreendedor em 2003

Títulos

FIFPro World XI 2005

Uma lista dos melhores jogadores. Os candidatos de cada posição são escolhidos pelos próprios futebolistas.

Títulos

Golden Foot World Club

Eleito entre os 100 melhores Jogadores do Mundo - Golden Foot World Club 2007 - WWC

Títulos

Comendador da Ordem 2008

Título de Comendador da Ordem do Rio Branco 2008

Títulos

Conselho Nacional das Honrarias 2008

Prêmio do Conselho Nacional das Honrarias - Presidente da Cadeira de Futebol.

Títulos

Cinquenta Melhores do Século 2009

Eleito em 2009 como um dos 50 atletas Sul-Americanos do século.

Títulos

Embaixador 2010

Nomeado Embaixador da Paz e da Justiça em 2010

renova

Contato

Para entrar em contato, envie-nos uma mensagem

O campo nome não pode estar vazio
Por favor digite um email válido
O campo mensagem não pode estar vazio